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Embora a Internet tenha mudado o marketing de empresas de todos os tamanhos e formas, talvez uma das maiores transformações nas últimas décadas tenha sido o nicho de negócios.
O marketing de nicho é uma estratégia de publicidade que se concentra em um mercado-alvo exclusivo.
Um nicho de mercado é um segmento de um mercado maior que possui suas próprias demandas e preferências. As empresas se concentram em nichos de mercado para atender melhor a um consumidor específico do que os concorrentes que têm como alvo um público amplo.
Atendendo às demandas exclusivas que os provedores convencionais não estão atendendo, as empresas buscam nichos de mercado para construir fidelidade e receita com um público amplamente negligenciado. Em vez de marketing para todos que poderiam se beneficiar de um produto ou serviço,essa estratégia se concentra exclusivamente em um grupo - um nicho de mercado.
Há um ditado: "Se você está falando com todo mundo, você não está falando com ninguém".
Essa afirmação é verdadeira, talvez mais hoje do que nunca. As campanhas de marketing e publicidade de massa fazem exatamente isso - promovem para todos. Então, eles realmente não podem ser considerados campanhas direcionadas.
Os consumidores em um nicho de mercado têm preferências ou necessidades específicas que diferem do setor mais amplo. As marcas dividem quase todos os mercados em subseções de acordo com coisas como:
Localização geográfica:
Dados psicográficos (interesses, atitudes e valores)
Base demográfica (idade, nível de renda, gênero,
nível de educação)
Nível de qualidade (premium, moderado, alto, baixo)
Preço (alto, desconto, atacado)
Quando falamos em marketing digital o foco é o conceito mais importante.
Alguns pontos práticos:
1) Reinvente seu modelo de negócios em sua essência
Ir além das zonas de conforto requer uma visão de ponta a ponta do seu negócio e modelos operacionais. Mesmo que seus recursos sejam necessariamente limitados, a experiência de empresas líderes sugere que focar em áreas que tocam mais o núcleo de seu negócio lhe dará a melhor chance de sucesso, tanto a curto quanto a longo prazo, do que fazer pequenas melhorias para áreas não centrais. As organizações que fazem pequenas alterações nas bordas de seu modelo de negócios quase sempre ficam aquém de seus objetivos.
Ajustar leva a retornos sobre o investimento abaixo do custo de capital e a mudanças (e aprendizado) que são muito pequenos para corresponder ao ritmo externo de ruptura.
2) Identifique seus pontos fortes e interesses
Comece considerando o que você oferece e no que você é bom.
As melhores estratégias de marketing de nicho atuam nos pontos fortes e nas perspectivas exclusivas da sua marca. Portanto, reflita sobre as qualidades especiais e excepcionais de sua marca, equipe e ofertas.
3)Deixe seus clientes falarem por você por meio de conteúdo gerado pelo usuário
Uma das vantagens que as empresas de nicho têm sobre as convencionais é que seus clientes realmente amam seus produtos.
4)Flexibilidade de canal
Capacidade de alternar perfeitamente entre os canais sem perder o contexto
Consistência de informações em todos os canais
5) Crie experiências memoráveis, que realmente duram
Existem várias maneiras de fazer isso. Você pode oferecer presentes surpresa por ser um cliente, pode oferecer uma experiência de atendimento ao cliente pessoal e eficaz, manter uma presença única nas redes sociais, e assim por diante. Em um mundo onde tudo é digital, como você
mantém aquele toque humano com seus clientes? E por que isso importa?
Conforme nossa tecnologia avançou, as interações entre marcas e consumidores se multiplicaram.
Agora podemos entrar em contato com as empresas para comprar quando quisermos e principalmente, como quisermos.
Isso é ótimo para consumidores e empresas. Ao se posicionar nos mesmos locais digitais que seus
clientes, as empresas nunca perdem uma oportunidade de interagir com seus clientes ou clientes em
potencial. Para os clientes, eles têm uma visão mais transparente dos negócios que usam, e recebem uma resposta quase imediata a quaisquer dúvidas ou preocupações que tenham.
Em suma, a única certeza no ambiente de negócios é a mudança. Por isso, não existem especialistas em futuro, mas pessoas dispostas a aprender.
Desejo que seu 2021 seja incrível, e #nuncaparedevender.